julho 11, 2013

História de Curitiba/PR


AS ORIGENS DE CURITIBA

Em meados do século XVII, existia no primeiro planalto, uma série de núcleos de garimpeiros instalados provisoriamente com o intuito de explorar a região. Esta população vasculhava os cascalhos dos riachos à procura de pepitas de ouro, tão cobiçadas. Ao mesmo tempo, neste sertão bravio que era o primeiro planalto, também habitavam os índios tingui, pertencentes à grande nação tupi-guarani. 

Os garimpeiros, vindos principalmente da região litorânea de Iguape, Paranaguá e Santos, foram organizados e mantidos em ordem pelo administrador das minas de ouro Eleodoro Ébano Pereira, que era a única autoridade do governo geral do Rio de Janeiro na região sul. Segundo o historiador Ruy Chistovam Wachowicz, Eleodoro era coordenador da mineração na região, mas nunca foi um povoador; por isto é duvidoso atribuir-lhe o título de fundador de Curitiba. (1988, p. 61). 


Inicialmente, os garimpeiros instalaram-se nas margens do riacho do atuba, formando a vilinha do atuba, porém, devido à alta umidade do local, os moradores resolveram mudar a sede da respectiva vila. Segundo uma antiga lenda, todas as manhãs, na capela local, a imagem de Nossa Senhora da Luz, que ali se venerava, estava com o olhar voltado para o lado onde queria que se erigisse sua igreja definitiva. A lenda continua narrando que, para ter sempre uma boa amizade com os indígenas, os povoadores convidaram o cacique de uma tribo tingui, que habitava a região, para indicar-lhes o local mais apropriado. Este cacique aceitou o convite e, depois de procurar demoradamente um bom lugar, fincou uma vara no chão dizendo: “Coré-etuba”, isto é, “muito pinhão”, “aqui”. Desta expressão, surgira o nome da futura capital dos paranaenses, Curitiba. 

A atual Praça Tiradentes foi o centro do qual irradiou-se a nova povoação. 

Robson Bertasso,
Administração da página "História do Paraná". 
___________________________ 

DUARTE, Otávio; GUINSKI. Imagens da evolução de Curitiba. Curitiba, PR: Ed. do Autor, 2002. 288 p.

WACHOWICZ, Ruy Christovam. História do Paraná. 6ª ed – Curitiba: Editora Gráfica Vicentina Ltda, 1988. 276 p. 

NA IMAGEM: Fundação de Curitiba segundo a lenda, na concepção do pintor Theodoro De Bona. Quadro existente no salão nobre do Colégio Estadual do Paraná.


Nenhum comentário: